Uma experiência educativa com agricultura agroflorestal na Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Palavras-chave:
educação formal, agroflorestal, metodologias participativasResumo
No calendário acadêmico 2022.1 da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE assumimos a docência da temática Estilos de agricultura sustentáveis e manejo ecológico da agricultura agroflorestal. Trabalhar esta temática demanda uma abordagem sistêmica e a utilização de metodologias participativas. O processo educativo para construção do conhecimento agroecológico ocorreu em dois ambientes: sala de aula e nos territórios dos/as discentes. Um processo dinâmico, que exigiu a reinvenção didática para escaparmos dos “pacotes alternativos” que camuflam o difusionismo, sendo próprio da educação bancária, disciplinar e hierarquizada. Ao contrário, a educação popular e a agroecologia que orientam a formação no Bacharelado em Agroecologia e Educação Popular-BACEP/UFRPE, se baseiam numa abordagem dialógica e interdisciplinar. Diante disso perguntamos, qual o método para construção do conhecimento sem reproduzir metodologias convencionais? O desafio era não repetir receitas que levam a visão acrítica do mundo. Mas, desenvolver atividades estimulando a capacidade reflexiva, tanto em sala como nos territórios rurais e urbanos dos/as discentes.
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