Desdobramentos de uma experiência de formação em sistemas agroflorestais entre o povo indígena Terena
Palavras-chave:
educação do campo, povos indígenas, etnoagroecologiaResumo
A introdução da agricultura moderna em terras indígenas resultou na perda de autonomia e sustentabilidade econômica, política e ambiental para muitos povos indígenas. A educação no campo com foco na etnoagroecologia é um dos caminhos para reverter essa situação. Este texto apresenta um curso de agricultor agroflorestal que foi executado junto ao povo Terena na TI Cachoeirinha com seus desdobramentos e procura refletir sucintamente sobre como ações de educação no campo com foco em agroecologia podem contribuir para a valorização dos conhecimentos ancestrais e transformar a realidade de uma comunidade. Acompanhando os concluintes do curso, percebe-se que os resultados do curso reverberam pela comunidade onde vivem e fora dela. Como aprendizado, destacam-se a importância da articulação entre ações intervencionistas em torno de objetivos comuns, adequação aos anseios e realidades do público e o protagonismo indígena na definição da ação, construção dos objetivos e metodologias empregadas.
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