Aplicativos com potencialidades pedagógicas para o ensino remoto, utilizados no período da Pandemia do Covid-19: desafios para escolas rurais
Palavras-chave:
transformações socioambientais, tecnologia da informação e comunicação, aulas remotasResumo
A partir da problemática socioambiental causada pela Pandemia do Covid-19, uma nova e desafiadora situação surgiu no âmbito educacional, atribuindo aos profissionais da área uma rotina de distanciamento que rompeu com as aulas presenciais. Este fato foi ainda mais desafiador em regiões distantes de centros urbanos, como em comunidades rurais. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo discutir sobre alguns aplicativos com potencialidades pedagógicas para o ensino remoto, utilizados com maior frequência, no período da Pandemia do Covid-19. Adotou-se abordagem qualitativa e revisão narrativa de sites especializados como Nova Escola e INPE. Os aplicativos educacionais foram: Zoom, Google Meet; WhatsApp; Google Classroom, Microsoft Teams, Moodle, Kahoot e o Duolingo. Associado a estes, o telefone celular mostrou-se como uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, em ambientes mais remotos, a internet também se tornou um desafio, pois nem todos os locais possuíam qualidade nos dados. Portanto, considera-se que o uso dos aplicativos educacionais durante a Pandemia desempenhou papel crucial na continuidade do ensino e no acesso à educação dos estudantes, os quais deverão ser integrados nas mais diversas formas de ensino, entretanto, há de se levar em consideração melhores condições de navegabilidade para ambientes remotos.
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