A ausência da contextualização na educação no Ensino Fundamental em escolas rurais de Velame de Baixo e Itapeipu, Jacobina - BA

Autores

  • Hortência I. da S. C. Rios
  • Caíque R. Rodrigues
  • Jaqueline S. Luz
  • Marcos P. S. Novais
  • Michael D. P. Ramos

Palavras-chave:

educação contextualizada, educação rural, escola pública

Resumo

Esta pesquisa aborda a opressão do conhecimento e da realidade vivida das comunidades rurais em que as escolas estão inseridas, suprimindo seus modelos produtivos, sociais, culturais e econômicos. Entendendo que esta opressão acaba restringindo o trabalho das/os professoras/es e gestoras/es em trabalhar de maneira contextualizada, trazendo a vivência cotidiana para dentro da escola com uma educação contextualizada pautada na Agroecologia. Este trabalho foi realizado em escolas municipais de ensino público em Jacobina/BA localizadas em comunidades rurais. A construção dos dados se deu com questionários com questões abertas e objetivas. Fundamenta-se que a ausência da contextualização na educação em escolas rurais traz prejuízos irreparáveis no curto e longo prazo, e que esse é um anseio que professores/as, alunos e gestoras, o desejo de uma abordagem em sala de aula com temas e/ou disciplinas que tenham relações com a comunidade nos âmbitos sociais, culturais, econômicos e ambientais. 

Downloads

Publicado

2024-11-26