Intersecções entre o trabalho das merendeiras no ambiente escolar e a agroecologia: possibilidades das plantas alimentícias não convencionais
Palavras-chave:
sistemas alimentares, segurança alimentar, alimentação saudávelResumo
Diferentes ambientes se constituem como espaços promotores da alimentação saudável. Evidencia-se o ambiente escolar e o importante papel dos atores sociais que o ocupam. O presente trabalho tem por objetivo discutir as intersecções entre o trabalho das merendeiras e os caminhos para a construção da agroecologia na escola. Para isso relata-se a experiência do II Encontro de merendeiras e oficina ampliada sobre Plantas Alimentícias não Convencionais, evento realizado no município de Urutaí (GO), sudoeste goiano. A experiência foi promovida pelo curso de nutrição do Instituto Federal Goiano. Participaram da oficina 31 merendeiras. Os diálogos possibilitaram o levantamento de desafios e possibilidades para a agroecologia no ambiente escolar, tendo como eixo gerador as Plantas alimentícias não convencionais. O trabalho das merendeiras evidencia potencialidades culturais e afetivas para construção da práxis agroecológica no ambiente escolar.
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