A botânica como base para uma educação agroecológica
Palavras-chave:
extensão, ensino de ciências, MarajóResumo
Este relato tem como objetivo descrever uma atividade extensionista realizada para aproximar teoria e prática sobre conteúdos de Botânica, de forma a proporcionar aos estudantes de escolas de ensino básico, no município de Breves, Pará, melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, cinco turmas do 9º ano do ensino fundamental de três escolas do município foram recebidas no IFPA Campus Breves, totalizando 99 alunos. No laboratório de ciências, esses alunos tiveram aula teórica e prática sobre citologia, histologia e morfologia vegetal. Para realização das aulas, foram utilizados material didático impresso (roteiro de aula prática), exposição oral e prática em microscopia. Os alunos tiveram a experiência de observar a partir de cortes longitudinais, xilema e floema de Piper sp., cloroplastos, núcleos e estômatos da epiderme de folhas babosa e a estrutura floral do Hibisco. A atividade despertou nos estudantes interesse pelo tema e associação com a sua realidade local.
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