Educação popular e diálogo de saberes em cursos de agroecologia no IFRS

Autores

  • Vanderlei Franck Thies
  • Milena Silvester Quadros
  • Mérli Leal Silva
  • Cláudio Fioreze

Palavras-chave:

agroecologia, educação popular, intercampi, interdisciplinaridade, ações pedagógicas integradas

Resumo

A temática do presente trabalho são as conexões entre agroecologia e educação popular.  O objetivo do trabalho é discutir a construção de conhecimento em agroecologia como uma ação pedagógica transformadora, a partir da educação popular crítica. O objeto de análise é um processo de educação formal em agroecologia, que articula no mesmo itinerário formativo um curso de pós graduação e de Formação Inicial Continuada, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica é qualitativa e o estudo se deu com base em pesquisa ação. O trabalho demonstra como as metodologias participativas ajudam a compreender os distintos processos de desenvolvimento do conhecimento agroecológico, educando para os valores da agroecologia como opção para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2024-11-26