Planejamento participativo e implantação de agroflorestas: uma contribuição à educação popular na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno
Palavras-chave:
agroecologia, diálogo de saberes, construção do conhecimento agroecológico, campesinatoResumo
Aqui relata-se a experiência do planejamento participativo e implantação de agroflorestas vivenciada na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha (SP). Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação, alinhada aos estudos da construção do conhecimento agroecológico, objetivou promover processos de diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e manejo de SAFs, junto a duas famílias agricultoras. Percebe-se que mesmo o processo estando sob práxis da pesquisa-ação e diálogos de saberes, está sujeito a confusões de traduções e significados, ficando como desafio a plena horizontalização do diálogo a partir de matrizes culturais e linguagens diversas. No entanto, constata-se também a riqueza da experiência, pois além de contribuir com a formação das pesquisadoras/es do grupo, fortalece a comunidade de agricultoras/es em questão, pois promove a conexão campo-cidade, estimula os laços comunitários locais e oferece subsídios técnicos e teóricos à prática agroecológica.
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