Reflexões sobre o ensino de construções rurais e bioconstrução na Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO)
Palavras-chave:
pedagogia da alternância, escola família agrícola, ensino contextualizado, construções rurais, tecnologias sociaisResumo
Este ensaio traz à tona uma experiência de ensino em um Curso Técnico, com Habilitação em Agropecuária, na Escola Família Agrícola da Cidade de Goiás (EFAGO), por meio da pesquisa exploratória e descritiva. As EFAs abordam a agricultura familiar, a partir de um ensino contextualizado na realidade dos/as camponeses/as da agricultura familiar e da reforma agrária, com a finalidade de contribuir para um desenvolvimento rural mais sustentável, inclusivo e socialmente justo. Analisou-se o componente curricular Construções Rurais e Bioconstrução, apresentando interfaces com a Pedagogia da Alternância e com a Agroecologia. Os conteúdos abordados favoreceram aprendizagens mais significativas ao dialogarem com a realidade territorial e cultural do/a educando/a do campo. Concluiu-se que os conteúdos do Ensino Médio podem ser ressignificados, tornando-se socialmente úteis, quando aplicados a contextos reais, mostrando-se mais significativos e potentes para as escolas do campo e da cidade.
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