Território, educação e agroecologia: acompanhamento de tempo comunidade (ATC) na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza – LICENA-UFV
Palavras-chave:
território, educação, agroecologiaResumo
O objetivo deste relato é apresentar a experiência da metodologia desenvolvida para o Acompanhamento de Tempo Comunidade (ATC) junto aos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa – LICENA-UFV. O ATC, sob a perspectiva territorial, propõe uma imersão na diversidade de realidades do campo, nas quais há manifestações da agricultura familiar camponesa, de populações quilombolas, indígenas, experiências de Escolas Públicas do campo; Escolas Famílias Agrícolas – EFAs e experiências agroecológicas, tanto relacionadas ao manejo dos agroecossistemas, quanto de organização coletiva para produção, distribuição e consumo de alimentos agroecológicos. A interação com esses sujeitos ocorre por meio de visitas em propriedades rurais; seminários sobre Educação do Campo em escolas e sedes de organizações sociais; análise de paisagens e oficinas. Espera-se com essa interação ampliar e qualificar o diálogo com os sujeitos da Educação do Campo (comunidades quilombolas, agricultores/as familiares; movimentos sociais, escolas do campo, EFAs) trazendo a agroecologia como matriz pedagógica tendo o território como um “Território Educativo”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.