Entrelaçando saberes: agroecologia e educação ambiental na construção de novas perspectivas formativas
Palavras-chave:
construção do conhecimento agroecológico, formação de educadores ambientais, rede de saberesResumo
Este texto se propõe a refletir acerca das interfaces entre Agroecologia e Educação Ambiental, entrelaçando saberes e práticas desses campos de conhecimento, na perspectiva de formação de sujeitos capazes de contribuir, em seus territórios, para a construção de novos saberes e fazeres, com o respeito às realidades e culturas locais, aos saberes originalmente construídos, a partir das experiências de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo GEPEADS/UFRRJ, em 20 anos de sua existência, em espaços educativos formais e não formais. Constata-se sobre a necessidade de construir novas metodologias que deem conta de atender às múltiplas e diversificadas realidades, à própria complexidade que constitui tanto a Agroecologia, quanto a Educação Ambiental, esta última ancorada numa perspectiva crítica e do fortalecimento de redes que intercambiem conhecimentos e práticas, num processo permanente de participação e aprendizado mútuo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.