O papel da monitoria no componente curricular educação, economia popular solidária e práticas associativas: uma experiência no Curso de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo)
Palavras-chave:
princípios formativos, agroecologia, trabalho coletivo, diálogo, autonomiaResumo
A pandemia, ocasionada pela Covid-19, impactou o modus vivendi humano, especialmente a oferta e a organização do ensino em todo o mundo. No Ensino Superior, estimulou a busca por mais formação em novas tecnologias da comunicação e informação, por mais parcerias e pela implementação de estratégias didáticas mais dinâmicas. Na Universidade Federal da Paraíba, o Programa de Monitoria, denominado de Período Suplementar Remoto, objetivou promover a cooperação acadêmica, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino. Este relato aborda as conexões de saberes estabelecidas no componente curricular Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas, ofertado pelo Curso de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), cujos princípios e práticas educativas interdisciplinares fortalecem a agroecologia. Concluiu-se que o ensino, por meio da monitoria, mostrou-se muito potente, necessitando ser mais valorizado, ensejando novos devires à educação do campo.
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