Omnilateralidade e a Educação do Campo: uma relação de formação ampla enquanto caráter emancipador dos povos do campo

Autores

  • Victória Lígia Sousa dos Santos
  • Antonio Valricélio Linhares da Silva
  • Célio Ribeiro Coutinho

Palavras-chave:

educação do campo, formação omnilateral, consciência de classe, emancipação humana

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o papel da formação omnilateral para a educação do campo enquanto construção teórica, com vista emancipatória dos povos do campo. Sendo uma pesquisa bibliográfica, tem como principais autores Gramsci (2017) e Manacorda (2007). Pela importância da população do campo, como também seus enfrentamentos permanentes às formas de dominação de uma classe sobre outra, apresento com esse estudo a relação da educação do campo com a categoria omnilateralidade, explicitando a necessidade dessa categoria na formação da consciência de classe do homem e da mulher do campo, instrumentalizando-os na luta contra contra-hegemônica, tendo em vista a emancipação humana.

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Publicado

2024-11-26