Educação em agroecologia em Maricá: aproximações à construção de saberes agroecológicos no município a partir de diagnóstico socioambiental

Autores

  • Lilian C. C. Estolano
  • Ana Maria D. Soares
  • Camila S. S. Pinto
  • Vívian S. Almeida
  • Virgínia S. C. Oliveira
  • Evelyn G. G. Silva

Palavras-chave:

formação em agroecologia, construção do conhecimento agroecológico, diagnóstico socioambiental, políticas públicas em agroecologia

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar os resultados parciais do diagnóstico socioambiental do eixo Educação em Agroecologia da meta 1 do projeto Inova Agroecologia Maricá desenvolvido entre os anos de 2021/2022 numa parceria entre a UFRRJ e a CODEMAR/BIOTEC, no âmbito do município de Maricá/RJ. O objetivo do diagnóstico foi compreender a realidade educacional do município, suas potencialidades e desafios no âmbito da Educação socioambiental e da Educação em Agroecologia, em especial nas áreas rurais e, assim, contribuir para a formulação de políticas públicas para esse setor. A metodologia utiliza a pesquisa participante e como instrumentos de pesquisa as análises documentais, entrevistas semi-estruturadas nos espaços não formais de ensino e questionário aplicado à rede municipal de ensino. Em princípio, encontramos um cenário bastante promissor no que tange às articulações por parte dos atores políticos e das instituições e necessitam de um fortalecimento em seu arcabouço político legal-institucional de modo a conferirem suporte, continuidade, estrutura e formação profissional tanto no âmbito da educação formal como no não-formal.

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Publicado

2024-11-26