Educação do campo e agroecologia nos territórios dos povos do campo

Autores

  • Ludmila Holanda
  • Célio Ribeiro Coutinho
  • Benedito Montenegro Alencar
  • Thais Gabrielly Maria Silva

Palavras-chave:

educação do campo, agroecologia, camponeses

Resumo

Educação do e no Campo e a agroecologia são fatores fundamentais na formação de uma sociedade que seja culturalmente e economicamente rentável para todos. Esta temática é o foco deste estudo, que tem como objetivo refletir sobre a importância das práticas agroecológicas e educacionais para a construção da identidade da educação e dos povos do campo de modo geral, na qual auxilia no progresso de uma sociedade evoluída culturalmente, sobre uma perspectiva que aborda fatores sociais, políticos e culturais. A pesquisa teve como metodologia de produção de conhecimentos uma revisão bibliográfica que fundamentaram as categorias centrais do estudo, de forma clara e objetiva. As principais fontes pesquisadas foram: Fernandes (2012); Dicionário de Agroecologia e Educação (2021) e o Dicionários da Educação do Campo (2012). Com isso conclui que a agroecologia tem sua relevância de forma participativa e ativa, dentro da educação e da identidade do campo, ao reafirmar seus princípios e valores.

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Publicado

2024-11-26