Educação do campo e os povos tradicionais

Autores

  • Eutêmia Soares de Sousa
  • Célio Ribeiro Coutinho
  • Deiziane Lima Cavalcante
  • Benedito Montenegro Alencar
  • Thais Gabrielly Maria Silva

Palavras-chave:

saber popular, agronegócio, autonomia, povos do campo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da educação do campo como instrumento de emancipação dos povos do campo, na perspectiva da agroecologia, no enfrentamento do projeto do agronegócio. O que possibilitou desenvolver um arcabouço de conhecimento sobre a importância de um processo educacional que tenha uma perspectiva de valorização dos saberes acumulados pelos povos tradicionais, o qual foram adquiridos em contato com a terra, com suas raízes, como também dando ênfase para aspectos que corroboram para a construção de um saber no qual envolve a luta pela democratização do acesso à terra, a resistência e a autonomia dos camponeses contra a alienação imposta por um padrão de produção agrícola capitalista.

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Publicado

2024-11-26