Caminhos que se cruzam na construção dos saberes a partir das experiências de convivência com a estiagem na Escola Família Agrícola de Jaguaré-ES

Autores

  • Nina Valéria de Araújo Paixão
  • Adenilcia Bayerl Harthuíque
  • José Carlos da Silva
  • Eric de Oliveira

Palavras-chave:

plano de estudo, água, solo, diversificação, sustentabilidade

Resumo

Entre os anos de 2014 e 2017 o Norte do Espírito Santo atravessou longos períodos de estiagem, afetando centenas de famílias camponesas. A Escola Família Agrícola de Jaguaré ao adotar em suas atividades pedagógicas, práticas de cuidado com o solo, retenção de umidade e melhor aproveitamento da água, vem viabilizando a produção agrícola em sua Unidade Demonstrativa e ao mesmo tempo fomentando o debate da construção do saber agroecológico no processo de formação dos estudantes. O presente trabalho se propõe a relatar a experiência vivenciada entre os anos de 2021 e 2022, levando em consideração a necessidade de se buscar  alternativas de  convivência com os períodos de estiagem nos últimos anos, uma vez que, o problema com a escassez de água, vem se tornando cada vez mais presente na realidade dos estudantes.

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Publicado

2024-11-26