Educação básica do campo e a influência do agronegócio nos moldes da BNCC: um olhar para a comunidade Santa Fé, Santa Filomena, Piauí
Palavras-chave:
educação neoliberal, base nacional comum curricular, educação do campoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a interferência da lógica neoliberal, expressa no agronegócio, na educação do campo, bem como os impasses e desafios para os profissionais do campo a partir da implementação do novo ensino médio – BNCC-EM. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa foi orientada por uma metodologia de abordagem qualitativa. Fizemos uso de revisão bibliográfica, pesquisa documental, via análise da BNCC e do projeto pedagógico da Escola Municipal Santa Fé, Santa Filomena, PI; pesquisa de campo, envolvendo entrevistas abertas com 13 pessoas e observação direta intensiva, com registros no diário de campo. Entre os resultados, a pesquisa evidenciou que a escola Santa Fé passa por inúmeros desafios para garantir o funcionamento do Ensino Médio e mostrou que o agronegócio desempenha forte influência nos processos educativos da escola e no imaginário das pessoas da comunidade.
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