Práticas Pedagógicas: a educação do campo nas águas da Amazônia
Palavras-chave:
escola do campo, resistência comunitária, pesca artesanal, cultura, comunidades tradicionais extrativistasResumo
O desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas é fundamental para a valorização da identidade dos estudantes. O objetivo deste estudo foi realizar uma intervenção, com aplicação de práticas pedagógicas, para compreender e estimular a valorização da identidade dos estudantes, considerando suas experiências e o ambiente em que estão inseridos. No estudo, adotou-se o método qualitativo. O universo da pesquisa foi composto por 14 estudantes do 9º ano de uma escola do campo localizada no entorno de uma reserva extrativista marinha, no Pará. A abordagem agroecológica é tomada como uma forma holística de promover a sustentabilidade, preservação dos ecossistemas e modo de vida. Os resultados são apresentados através da descrição de parte dos desenhos e relatos textuais que retratam o cotidiano dos estudantes. A ação pedagógica proposta viabilizou a materialização da realidade dos estudantes. O estudo parte do pressuposto de que tais práticas contribuem para a resistência ao processo hegemônico que por vezes tentam ser impostos às escolas do campo.
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