Multifuncionalidade da paisagem e agricultura: percepções de estudantes e professoras do Colégio do campo Cubatão, Guaratuba/PR
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, agronegócio, território, educação do campoResumo
O modelo agrícola imposto sobre as populações rurais nas últimas décadas segue a chamada Revolução Verde que propõe uma agricultura com utilização maciça dos pacotes agroquímicos. Tal modelo exclui os saberes tradicionais, conhecimentos, práticas e manejos acumulados ao longo do tempo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência do agronegócio na multifuncionalidade da paisagem e da agricultura presentes em Guaratuba/PR, a partir da percepção de estudantes e professoras/es do Colégio Estadual do Campo Cubatão. A pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem investigativa sistêmica, participativa e dialógica. Foram utilizados questionários semiestruturados, oficinas, círculo de cultura de Paulo Freire, caminhadas transversais e pesquisa secundária no intuito de compreender a realidade da agricultura familiar camponesa. O agronegócio pautado na produção de bananas, arranjadas em monoculturas, tem influenciado negativamente as múltiplas funções da paisagem e da agricultura.
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