Desafios da agroecologia no chão da escola: um estudo a partir das experimentações em educação em agroecologia no Ensino Médio Técnico Integral da Escola Adalgisa de Paula Duque, Lima Duarte/MG
Palavras-chave:
agroecologia na escola, novo ensino médio, educação do campoResumo
Este trabalho busca apresentar a construção do conhecimento agroecológico com base na observação da inserção da Agroecologia na educação formal através de atividades agro-pedagógicas na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, localizada no perímetro urbano do município de Lima Duarte (MG). Essa instituição reúne um grupo bastante diversificado de crianças, jovens e adultos, oriundos de territórios diversos, como bairros urbanos, comunidades rurais, vilarejos e roças do entorno da cidade. Neste estabelecimento de ensino, a formação e aprendizagem da agricultura de base ecológica começa a ocorrer por meio da oferta do Curso Técnico em Agroecologia, quando a gestão da escola inaugura o primeiro Ensino Médio Técnico Integral (EMTI) do município, em 2022, em conformidade com as propostas de referência curricular do Novo Ensino Médio. Essa experiência aqui descrita é fruto do processo histórico de construção social e política da agroecologia na região, que vem acontecendo por meio da troca de conhecimentos, experiências, ideias e perspectivas territoriais que vem se dando através de interações complexas e permeadas de desafios a serem ressignificados.
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