Trilha da convivência na “Roça do Irpaa”: relato de experiência sobre educação contextualizada para convivência com o semiárido

Autores

  • Júlio César Novais Santos
  • Luís Almeida Santos
  • Cristiane Moraes Marinho
  • Lívia Layse de Oliveira Jericó
  • Paulo Cesar de Jesus Santos
  • Judenilton Oliveira dos Santos Souza

Palavras-chave:

agroecologia, educação popular, tecnologias sociais, extensão rural

Resumo

O relato aborda a visita realizada pela turma R6 orientada do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (PPGExR), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) ao Centro de Formação D. José Rodrigues, importante espaço de experimentação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), no âmbito das atividades da disciplina Educação, Arte e Cultura Campesina. A visita aconteceu no dia 07 de maio de 2022 e teve como principal objetivo vivenciar e refletir a convivência com o semiárido e suas tecnologias, a partir do capital (simbólico e material) construído e disponibilizado pelo IRPAA.  A metodologia utilizada foi a trilha da convivência, forma lúdica e visual de fomentar o debate sobre as temáticas propostas. Como resultados desse processo de vivência houve a ampliação das percepções dos discentes sobre a expressão da agroecologia na região: a convivência com o semiárido.

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Publicado

2024-11-26