Promoção da agroecologia no ensino de gastronomia: uma experiência com o uso de tecnologias digitais em diálogo com movimentos sociais
Palavras-chave:
ensino de gastronomia, ensino-aprendizagem, movimentos sociais, agroecologia, tecnologias digitaisResumo
A presente pesquisa propõe reflexões acerca da atividade de ensino intitulada “ESA-Faz Produtos da Gente”, componente do programa curricular da disciplina Educação, Saúde e Ambiente (ESA) do Curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A atividade em questão objetiva articular ensino, pesquisa e extensão em diálogo com os movimentos sociais, pautando-se em referenciais da Comunicação Agroecológica e Popular e da Extensão Universitária. Essa experiência representou um momento de confrontação, identificação, tensões e incertezas, mas, acima de tudo, um convite para explorar territórios além da sala de aula e do currículo estabelecido. Ao circular as vozes e experiências do espaço urbano agroecológico, a atividade tem contribuído para fortalecer a conscientização sobre sistemas alimentares saudáveis, justos e sustentáveis, estimulando uma reflexão crítica sobre o uso das Tecnologias Digitais.
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