Processos educativos em agroecologia: a formulação de uma cartilha de boas práticas para o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ramal Cataiandeua, Abaetetuba-PA
Palavras-chave:
comunicação rural, vivências em agroecologia, fortalecimento da agricultura familiar, metodologias participativasResumo
As experiências das atividades dos Estágios Supervisionados de vivência, proporcionadas pelo curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, são um dos principais meios de aprendizado prático dos discentes, uma vez que esses são inseridos nas realidades dos agroecossistemas da região a fim de estudar, analisar e trocar conhecimentos com as famílias das comunidades rurais. Este relato trata da experiência da atividade de restituição/devolutiva dos estágios a partir da iniciativa de discentes do curso que atuaram na elaboração de uma cartilha com propostas para o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ramal Cataiandeua, visando contribuir positivamente para as famílias e unidades produtivas da localidade, considerando as especificidades identificadas durante os estágios de vivência. As propostas foram elaboradas a partir de diversos diálogos em sala de aula no âmbito da disciplina de Comunicação e Extensão Rural. O processo de devolutiva do estágio proporcionou um momento de aprendizagem e reflexão a respeito do papel dos estudantes como futuros profissionais que atuarão prestando assistência e contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no contexto das comunidades rurais.
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