Acompanhamento pedagógico na construção da Aliança Preta, Indígena e Popular: fortalecendo ações afirmativas e promovendo a transição agroecológica no Sul do Sul
Palavras-chave:
educação popular, extensão rural, conhecimento popularResumo
Esse é um relato sobre o projeto de Acompanhamento Pedagógico para estudantes indígenas e quilombolas no Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que visa promover a permanência e formação acadêmica desses estudantes, além de fortalecer as políticas de Ações Afirmativas da instituição. As atividades são conduzidas por uma bolsista do curso de Bacharelado em Agroecologia, buscando integrar princípios da Educação Popular e da Extensão Rural Agroecológica para fortalecer as ações afirmativas e promover a Agroecologia tanto no curso quanto nas comunidades envolvidas. O projeto foi potencializado pela Aliança Preta, Indígena e Popular promovida pela Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul, que busca articular os povos tradicionais na luta por terra e território, e consequentemente, promovendo a transição agroecológica.
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