“Trilhas Agroecológicas” guiando o aprendizado: estratégias de apoio à retomada do ensino pós-quarentena nas escolas do campo da Rede Estadual da Bahia
Palavras-chave:
trilhas de aprendizagem, ensino médio, educação em agroecologia, educação do campoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias pedagógicas construídas pela Coordenação de Educação do Campo e Quilombola da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para garantir o aprendizado em educação em agroecologia nas escolas do campo da rede de ensino estadual durante a retomada das atividades educativas pós afastamento social, as “Trilhas Agroecológicas”. As 17 trilhas produzidas foram utilizadas como material pedagógico para os três anos do ensino médio em escolas do campo. As trilhas foram organizadas com uma abordagem direcionada para a juventude, com linguagem que instigue a curiosidade para a apreensão do conhecimento, investigação e propostas de intervenção. As sequências didáticas estão organizadas em torno de temas geradores que contemplam os temas centrais demandados pela educação em agroecologia: a transição agroecológica dos sistemas produtivos, a construção do conhecimento agroecológico e a agroecologia enquanto projeto político de transformação do campo.
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