Tecendo as teias do ensino-pesquisa-extensão a partir da agroecologia: olhares geográficos desde a Baixada Fluminense
Palavras-chave:
agroecologia, ensino-pesquisa-extensão, geografia, Baixada FluminenseResumo
Ensino, pesquisa e extensão são abordados nesse texto a partir do ato de tecer, conectar fios em tramas que se entrecruzam a partir da agroecologia. Desde o curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), localizada no município de Duque de Caxias-RJ, apresentamos ações articuladas: às disciplinas Ecologia Política e Geografia Agrária (ensino), conectando-se à Horta Comunitária da FEBF (extensão) e a discussão sobre as territorialidades agroecológicas no espaço fluminense em metropolização como práticas espaciais de comunalização (pesquisa). Tais ações revelam indícios de transformação do pensamento e da ação, seja para contestar a racionalidade neoliberal neoextrativista, seja para fomentar alternativas ambientalmente justas e dignas, para os ambientes e os territórios.
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