Interfaces entre extensão rural agroecológica e educação popular no projeto Paulo Freire
Palavras-chave:
agroecologia, extensão, educação popular, políticas públicas, comunidades tradicionaisResumo
O presente trabalho analisa a prática de Extensão Rural Agroecológica (ERA) e suas interfaces com a Educação Popular, realizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (CETRA), na implementação do Projeto Paulo Freire (PPF), financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Ceará, em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e executado por organizações da sociedade civil no período de 2015 a 2020. A análise se dá a partir do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas, publicado em 2014. Como base epistemológica foram escolhidas seis categorias da Educação Popular que contêm em si uma ideia-força, capaz de balizar e orientar os agentes públicos, que são: Dialogicidade, Amorosidade, Conscientização, Transformação da Realidade e do Mundo, Partir da Realidade Concreta, Construção do Conhecimento e Pesquisa Participante e Sistematização de Experiência e do Conhecimento.
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