A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar: estudo de caso da agroindústria Rancho Sossego
Palavras-chave:
agroecologia, sustentabilidade, programa, Caparaó, educaçãoResumo
A Agricultura Familiar tem grande importância no contexto sócio-econômico do Estado do Espírito Santo, em particular a microrregião do Caparaó. Contudo, apesar do cenário fortemente embasado na agricultura monocultural cafeeira, o programa “Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar na microrregião do Caparaó”, tem como principal ferramenta de transformação no campo a tríade pesquisa/ensino/extensão rural. Sob essa ótica, constituem bases sólidas para promoção da sustentabilidade rural: a transferência tecnológica, a educação/capacitação rural agroecológica, a gestão com foco na agregação de valor ao produto, a adesão de políticas públicas com consequente geração de renda, e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida, estímulo indispensável à sucessão familiar no campo. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos na agroindústria Rancho Sossego, partícipe do programa, onde foi estabelecido um canal de integração entre professores, alunos e produtores, em que, uma vez sistematizado os saberes tradicionais às metodologias científicas, propiciou o planejamento e execução de ações que alinharam a realidade limitante ao desenvolvimento sustentável.
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