O papel da educação em agroecologia no projeto pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire, Santa Cruz Cabrália, Bahia
Palavras-chave:
educação na reforma agrária, educação do campo, transição agroecológicaResumo
O objetivo deste trabalho foi promover um relato das experiências de educação em Agroecologia nas práticas educativas e no projeto pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire, Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, município de Santa Cruz Cabrália, Bahia. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas junto aos docentes e educandos da escola. Os resultados desta investigação demonstram como um projeto de educação em agroecologia tem o potencial de transformar a escola, promovendo a contextualização do ensino com a realidade de luta do assentamento e as demandas por avanço da agroecologia na produção e na organização. A escola Paulo Freire e sua experiência oferece um recorte significativo para o processo de implantação da educação em agroecologia na educação básica, traduzindo os desafios dessa proposta, mas também o potencial de transformação da escola com tal processo.
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