A agroecologia na educação de jovens e adultos: uma experiência na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ
Palavras-chave:
agroecologia urbana, educação ambiental, educação socioambiental, EJAResumo
O presente trabalho relata a experiência da Oficina de Meio Ambiente e Modelos de Desenvolvimento, no currículo da EJA na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ. O tema central da oficina é a Agroecologia e o Bem Viver, onde os estudantes desenvolvem projetos e debatem a temática socioambiental na perspectiva crítica e interdisciplinar. A Oficina elaborada em 2019, apresenta o caráter central no currículo da EJA/EPSJV, o qual tem como elementos fundamentais da educação politécnica o trabalho e a ciência como princípio educativo, e na Agroecologia e o bem viver aspectos relevantes para uma sociedade mais justa e igualitária perpassando pela soberania e justiça alimentar. Realizaram plantio, cosméticos naturais e atividades de campo, fortalecendo a agroecologia e suas dimensões no currículo da Educação Básica em uma escola urbana. O trabalho aponta como objetivo a problematização do modelo de desenvolvimento vigente na produção de alimentos, acesso à terra e relações sociais no seio da classe trabalhadora como a Educação de Jovens e Adultos.
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