Experiência do curso técnico em agroecologia da escola indígena de ensino médio Angelina Vicente, Aldeia Brejão, Terra Indígena de Nioaque - MS

Autores

  • Daniele Lorenço Gonçalves
  • Alexandro da Silva Souza
  • Vinícius de Souza Silva
  • Thais Karolliny Marques Santos

Palavras-chave:

agroecologia, povos indígenas, educação, conhecimento

Resumo

Este relato de experiência técnica que traz como título Experiência do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente EEIEMAV, é executado na Aldeia Brejão, Terra Indígena de Nioaque – MS apresenta o trabalho desenvolvido neste território com alunos indígenas do itinerário formativo profissional em agroecologia eixo tecnológico recursos naturais, enfatiza o protagonismo dos alunos, nas ações práticas pedagógicas, proporcionando assim o incentivo a pesquisa técnica científica, por meio da metodologia processual na execução projetos, avaliação e sistematização das informações coletadas durante a pesquisas, no manejo agroecológico de culturas anuais, criação de grandes e pequenos animais, sistemas agroflorestais e agroextrativismo. Logo envolve o estudante no bem viver de seu território ampliando caminhos no mundo da pesquisa e a incidência em suas comunidades. Essa unidade escolar está localizada na Aldeia Brejão no município de Nioaque, no Estado de Mato Grosso do Sul, busca através do Projeto Político Pedagógico um ensino de qualidade, tendo como possibilidade o ensino educacional, propondo uma prática educativa adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, considerando os interesses e as motivações dos alunos e garantindo as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. No ano letivo de 2022 a escola passou a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral. A comunidade escolar indígena optou pela “Escola da Autoria”. É um Programa de oferta do Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, denominado Escola da Autoria, que tem como proposta pedagógica a formação integral do jovem, estimulando não só o desenvolvimento da aprendizagem, mas também das competências socioemocionais, por meio da ampliação do tempo de permanência na escola e da oferta de unidades curriculares que articulam os conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular com os Itinerários Formativos, os quais se dividem em Parte Comum e Parte Flexível, pensados para atender ao jovem e ao seu projeto de vida. Assim este projeto visa demonstrar as atividades de ensino desenvolvidas durante o processo de experiência de execução do curso técnico em agroecologia, que promove o olhar de aprofundamento à pesquisa técnica e científica, por meio das disciplinas ministradas no nos semestres de 2022 e 2023, sob a ótica na comunidade escolar, nos modelos de ensino adotados pelos professores, por meio da elaboração de pesquisa com abordagem descritiva exploratória sobre os caminhos do ensino realizados pelos alunos, apresentando a elaboração do material de divulgação por meio de fotos, vídeos, relatórios e rede social da escola, elaboração seminários de acompanhamento para verificar o impacto da ação da pesquisa.

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Publicado

2024-11-26