Agroecologia e ciência animal na formação do técnico em agroecologia: uma proposta de construção
Palavras-chave:
criação animal, ementa, formaçãoResumo
A definição do componente animal deve se basear no conhecimento sobre o agroecossistema. Neste contexto, frente às crescentes pressões externas e internas em prol da criação animal agroecológica e pela necessidade de ações públicas voltadas para estimular a agricultura familiar em todo o país, as instituições de ensino agrícola são desafiadas a propor ações pedagógicas que visem à formação comprometida com a agroecologia. Esta pesquisa apresenta uma análise da ementa da disciplina de grandes animais, de um curso técnico em agroecologia, oferecido por uma uma Instituição de Ensino Superior (IES). O trabalho orientou-se pela articulação entre a agroecologia e a grande área de ciência animal. Como instrumento de coleta de dados para um estudo inicial foi utilizada a análise documental A investigação foi realizada em quatro momentos: apresentação, redação, conteúdo e categorização. Ao final da pesquisa verificou-se que a ementa favorece a busca de identidade da sua escola, tendo o mesmo oferecido oportunidade de melhorias para propor o estudo da ciência animal a partir da proposta agroecológica, permitindo aos autores sugestões de cunho inovadores como proposta pedagógica, a qual facilitará a institucionalização da Agroecologia na escola como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.