Desafios e perspectivas da formação humanística em Agroecologia no Ensino Superior – olhares a partir da Sociologia
Palavras-chave:
educação em agroecologia, ensino superior, sociologiaResumo
A educação agrícola brasileira alinhou a formação às expectativas da modernização em voga na transição entre os séculos XIX/XX. Um projeto político-pedagógico pautado nas Ciências Agrárias como fonte dos conhecimentos sobre a produção rural, e nos interesses dos grandes produtores rurais, reproduzindo a estrutura das desigualdades que alijou as populações do campo e das florestas desde a colonização. Modelos educacionais específicos voltados para essas populações surgiram a partir de meados do século XX, e com mais força a partir do final daquele século. Iniciativas como as EFAs, PRONERA e Escolas Indígenas, com educação básica em diversos níveis. A criação dos primeiros Cursos Superiores de Agroecologia insere nas universidades tensionamentos em uma seara de conhecimentos até então dominada pelas Ciências Agrárias. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios da formação humanística nos cursos Agroecologia, contemplando os aspectos socioculturais e políticos dessa educação.
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