Agroecologizando territórios: formação em agroecologia e educação do campo
Palavras-chave:
metodologias participativas, problematização, sistematização, escolas do campo, extensão universitáriaResumo
O referido artigo tem como objetivo apresentar uma articulação territorial em educação do campo, bem como a organização e o desenvolvimento do curso de extensão em Educação e Agroecologia: tecendo saberes com educadoras(es) do campo, das ilhas, das florestas e agentes de desenvolvimento local ofertado pela Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral) e Universidade do Estado de Minas Gerais (Carangola-MG). O curso foi ministrado na pedagogia da alternância, sendo cinco encontros semipresenciais (tempo escola), os quais foram norteadores para os trabalhos do tempo comunidade. As metodologias participativas, com enfoque no mapeamento de quintais produtivos, os conceitos, métodos, experiências e práticas da Agroecologia e Educação do Campo também foram abordados ao longo do curso. Salienta-se que essa abordagem possibilitou processos de formação, reflexão, sensibilização e articulação territorial, bem como o fortalecimento da extensão universitária.
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