Práticas agroecológicas na universidade para a promoção dos diálogos de saberes e educação democrática
Palavras-chave:
agroecologia, educação, saberes tradicionais, troca de saberesResumo
Este trabalho teve início com a construção do estudo acadêmico “Agroecologia Urbana e Educação” apresentado na disciplina Confluências Pedagógicas em Fevereiro de 2023, do curso de Pedagogia da UNIRIO, apresentando iniciativas importantes para o diálogo entre educação, agroecologia e o papel do educador na construção desse conhecimento, como por exemplo: Quintais Produtivos da Colônia, Favela Orgânica, As-pta, iniciativas das secretarias de educação do estado e município. Nosso propósito é criar espaços para que as iniciativas da UNIRIO relacionadas ao tema possam se integrar. Estamos trabalhando em rede, integrando atividades propostas por diferentes profissionais da universidade, como a Profa. Dra. Anna Borges (IBIO), através do “Recicla”, a Profa. Dra. Joana Barros (NAPE), com as atividades de Horta de Medicinais e PANCs e com o grupo Agrofloresta Urca, coordenado pelo Prof. Breno Fontel. O propósito de ter as práticas agroecológicas e a articulação de pessoas do ambiente acadêmico da UNIRIO, sejam professores, técnicos, alunos, equipe manutenção, prestadores de serviços dentre outros, é acima de tudo promover o encontro com a terra, tendo a natureza como ferramenta de trocas e bem-estar, aproveitando este ambiente como um espaço de saberes e suporte para estudos e pesquisas de interesse. O estudo e o cultivo de práticas agroecológicas no ambiente da UNIRIO, considerando a interseção e os saberes dentre os distintos cursos, pretende expandir-se para a criação de um núcleo de educação, pesquisa e práticas agroecológicas.
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