Educação Agroecológica: vivência na Escola Armando das Neves como práxis de reflexão política e socioambiental

Autores

  • Arisandro Mendes
  • Gabriel Carlos Baeta Melo
  • Fábio José Klafke
  • Jaqueline Durigon

Palavras-chave:

educação ambiental, práticas agroecológicas, horta escolar

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência sobre a construção do conhecimento agroecológico, a partir da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando das Neves, em São Lourenço do Sul, RS. O objetivo consiste na construção de espaços e momentos na escola que abordem temáticas relacionadas com a agroecologia, integrando estudantes do Curso de Bacharelado em Agroecologia e estudantes do ensino fundamental. Para isso, foram realizados dois encontros semanais na escola com estudantes de duas turmas do 8° ano. Com base nos relatos e observações, podemos concluir que a agroecologia no ambiente escolar é uma ferramenta que permite incentivar a participação popular, bem como, possibilitar a compreensão das diferentes formas de se praticar agricultura.

Downloads

Publicado

2024-11-26