Estágio Profissional como fomento educativo sobre terapias naturais na EFA Puris de Araponga MG

Autores

  • LARA, Lívia Mara de Oliveira Escola Família Agrícola Puris
  • FREITAS, Ivanete Macedo Escola Família Agrícola Puris
  • PENHA, Eliana Teixeira Escola Família Agrícola Puris
  • BITTENCOURT, Luisa Pereira Escola Família Agrícola Puris
  • ARAÚJO, Edi Perpétua Duarte Escola Família Agrícola Puris
  • ANDRADE, Fernanda Maria Coutinho de Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação

Palavras-chave:

Educação do Campo, Saúde, Plantas Medicinais, Pedagogia da Alternância

Resumo

A sociedade contemporânea tem vivido em grande adoecimento. A perda da noção de relação
entre o ambiente físico, biológico, social e cultural acarreta grandes consequências na saúde
dos seres humanos e do ambiente. As noções sobre saúde tem sido cada vez mais corrompidas
pelo instrumentalismo e intervencionismo médico. A Escola Família Agrícola Puris de
Araponga em Minas Gerais (EFA-Puris), desde sua fundação em 2008, sempre incentivou o
uso e as práticas das terapias naturais, sendo este tema de estudo presente em diversas atividades
previstas pelo seu Projeto Político Pedagógico. Neste trabalho mostra-se a experiência
do Estágio Profissional do Curso de Técnico em Agropecuária como espaço de formação e
construção de conhecimentos a cerca do fomento, além do resgate histórico dos usos e das
práticas das terapias naturais na EFA-Puris. Destacamos a importância desta experiência que
se soma a diversas outras atividades da escola na perspectiva de estabelecer relações de
cura e de cuidado com os seres humanos e com o ambiente.

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Publicado

2018-08-15