Cactos ornamentais: junção do conhecimento tradicional ao cientifico

Junction Of Traditional Knowledge To The Scientist

  • Gislayne Kayne Gomes da Cruz IFPB
  • Jose Aliff Rozeno da SIlva IFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Picuí
  • Manoel Modesto dos Santos Neto IFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Picuí
  • Frederico Campos Pereira IFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Picuí
Palavras-chave: Cactos; Cultura tradicional; Louça de Barro; Capacitação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por  alunos integrantes do projeto das cactáceas ornamentais em uma oficina educativa que foi ministrada no primeiro  Ciclo de Oficinas Cactos .A oficina foi ofertada pelas próprias voluntárias do projeto juntamente mediante o convite dos participantes do projeto Cactos- IFPB Campus Princesa Isabel , que de forma dinâmica levaram aos alunos, agricultores e pessoas presentes vinculadas ao CCA ( Centro de capacitação Agrocomunitário – Irmãs Carmelitas)  a importância de se preservar a tradição histórica de uma comunidade carente que trabalha com a confecção de louças artesanais feitas com barro, afim de proporcionar uma maior valorização dos produtos e também ensinar ao público como se fazia a preparação e confecção desses vasos e outras louças .Assim também demonstrar a importância ecológica e de forma econômica que as espécies da caatinga apresentam, inclusive as os cactos,  aquelas que possuem potencial paisagístico e que podem ser usadas para fins de ornamentação e também ser cultivados nos quintais de casa. A oficina foi ministrada no primeiro dia de capacitação e durou cerca de quatro horas, o suficiente para apresentar o sucesso da oficina por meio do conhecimento adquirido. No final após o término da apresentação os mesmos foram presenteados com os objetos produzidos por cada um durante a oficina entre eles as confecções dos vasos e cactos decorados.

Publicado
2020-08-16
Seção
CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias