Educação e trabalho nas reservas extrativistas: histórias de vida dos formandos do Curso Técnico em Florestas

Autores

  • Joana de Oliveira Dias Instituto Federal do Acre
  • Adriana Kettylem Cavalcante
  • João Maciel Araújo
  • Rosana Cavalcante Santos
  • Ana Cláudia Salomão
  • Amauri Siviero

Palavras-chave:

Educação do campo, Agricultura familiar, Juventude, Campesinato florestal, Amazônia.

Resumo

Este artigo retrata as experiências e histórias de vida de jovens extrativistas, formandos do curso técnico em florestas do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso, e foi desenvolvido no Curso de Pós-graduação em Agricultura Familiar do Instituto Federal do Acre. O objetivo é dar subsídio a uma reflexão sobre a relação entre educação e trabalho nas Reservas Extrativistas. O contexto político brasileiro atual e os debates em torno da redução e desafetação de unidades de conservação demonstram o quanto a educação nas RESEX deve ser constantemente construída em diálogo com as diferentes realidades. A metodologia da pesquisa consistiu em entrevistas cuja análise está referenciada no campo da História Oral nos trabalhos de Alessandro Portelli. A discussão foi construída através de sessões que refletissem os diferentes momentos da vida dos entrevistados: as experiências anteriores ao curso, a vivência como estudante e as perspectivas de futuro após o curso. A intelectualidade da floresta, em suas formas de produção e sistematização e repasse de conhecimentos, deve ser visibilizada e valorizada.

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Publicado

2020-06-16

Edição

Seção

CBA - Terra, Território, Ancestralidade e Justiça Ambiental