Educação e trabalho nas reservas extrativistas: histórias de vida dos formandos do Curso Técnico em Florestas
Palavras-chave:
Educação do campo, Agricultura familiar, Juventude, Campesinato florestal, Amazônia.Resumo
Este artigo retrata as experiências e histórias de vida de jovens extrativistas, formandos do curso técnico em florestas do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso, e foi desenvolvido no Curso de Pós-graduação em Agricultura Familiar do Instituto Federal do Acre. O objetivo é dar subsídio a uma reflexão sobre a relação entre educação e trabalho nas Reservas Extrativistas. O contexto político brasileiro atual e os debates em torno da redução e desafetação de unidades de conservação demonstram o quanto a educação nas RESEX deve ser constantemente construída em diálogo com as diferentes realidades. A metodologia da pesquisa consistiu em entrevistas cuja análise está referenciada no campo da História Oral nos trabalhos de Alessandro Portelli. A discussão foi construída através de sessões que refletissem os diferentes momentos da vida dos entrevistados: as experiências anteriores ao curso, a vivência como estudante e as perspectivas de futuro após o curso. A intelectualidade da floresta, em suas formas de produção e sistematização e repasse de conhecimentos, deve ser visibilizada e valorizada.