Uma experiência em ensino da agroecologia no programa projovem campo – saberes da terra como parte integrante do programa nacional de educação de jovens integrada com qualificação social e profissional para agricultores (as) familiares

  • LACERDA, Jorge Mendes de Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • BEZERRA, Stéphanie Ingrid Amaro Secretaria de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave: Educação, Projovem campo saberes da terra, Práticas pedagógicas contra hegemônicas

Resumo

O Projovem Campo-Saberes da Terra proporciona a escolarização de jovens agricultores/as
em nível fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, integrada à qualificação
social e profissional, potencializando a ação dos jovens para o desenvolvimento sustentável
e solidário dos núcleos familiares e comunidades através de atividades curriculares e pedagógicas.
A execução ocorre por meio da organização dos tempos e espaços utilizando-se
a Pedagogia da Alternância, em consonância com as Diretrizes Operacionais para Educação
Básica nas Escolas do Campo-Resolução CNE/CEB N°! de 03/04/2002. Busca-se relatar a
experiência no ensino da Agroecologia, como qualificação profissional, adequando a proposta
pedagógica do Programa, às necessidades específicas de nossa realidade, preservando as
finalidades de cada etapa, desenvolvidas nos diferentes espaços pedagógicos, flexibilizando
o calendário escolar e utilizando-se de estratégias para atender às peculiaridades de nossas
comunidades.

Publicado
2018-08-19