Os produtos orgânicos são acessíveis?

Autores

  • SPOSITO, Elaine Caliman Universidade Federal de Viçosa
  • ABREU, Lucimar Santiago de Embrapa

Palavras-chave:

agricultura familiar, produção orgânica, circuitos curtos, mercado

Resumo

Com a expansão do mercado de orgânicos, é necessário avaliar quais condições valorizam a
produção local e o acesso aos produtos. Assim, avaliou-se a comercialização de produtos orgânicos
em canais de comercialização da cidade de Vitória (ES). A diversidade e os preços de
produtos orgânicos foram comparados em diferentes estabelecimentos. Além disso, compararam-
se os preços entre produtos orgânicos e convencionais. Segundo os Resultados, a maior
diversidade foi encontrada nas feiras. Na análise dos preços, nos supermercados, os produtos
orgânicos apresentaram-se mais caros do que em feiras e do que aos produtos convencionais
equivalentes. Na comparação entre feiras livres, os preços dos produtos orgânicos foram superiores,
inferiores ou iguais aos convencionais. Dessa forma, a comercialização em feiras de
produtores orgânicos familiares mostrou-se relevante em permitir o acesso desses produtos
para consumidores locais, além de fortalecer a agricultura familiar e soberania alimentar.

Downloads

Publicado

2018-08-15