Horto medicinal do corpo humano: ação pedagógica interdisciplinar na Amazônia
Palavras-chave:
Plantas Medicinais, Filosofia Rizomática, Agroecologia, Ferramenta Pedagógica, Ensino de Ciências AgráriasResumo
Este trabalho objetiva compartilhar as ações pedagógicas que compuseram o estabelecimento
de um Horto Medicinal do Corpo Humano. A atividade interdisciplinar de construção, planejamento
e manejo agroecológico, possibilitou aos envolvidos se enxergarem como autores
de uma ferramenta pedagógica de promoção da saúde coletiva. A abordagem metodológica
baseou-se nos conceitos da filosofia rizomática e no ensino baseado em competências. Os
canteiros foram adaptados das técnicas do Hügelkultur e da compostagem laminar. Além da
materialização do espaço e da Metodologia, as ações envolveram, de forma positiva e prolongada,
a comunidade acadêmica, que acompanhou semanalmente a evolução dos trabalhos.
Este envolvimento colaborou para que a experiência, diferente das abordagens convencionais
da temática, ficasse marcada na memória dos estudantes.