Criação De Galinhas Caipiras no Quintal Produtivo Geração de Renda na Agricultura Familiar

Autores

  • Rosangela Pedrosa APOMS
  • Rosimari Pedrosa ² Núcleo de Produtores Orgânicos Organovale, Ivinhema, MS
  • Rosemeire Pedrosa Chácara 4R- Ivinhema-MS

Palavras-chave:

Nutrição, alimentação, diversidade, sustentabilidade, fertilidade

Resumo

Esse relato de experiência parte de um quintal produtivo da família Pedrosa, município de Ivinhema, MS. Apresenta a atividade desenvolvida pela família formada por cinco mulheres Mãe e quatro filhas que desenvolvem na unidade familiar e no quintal produtivo várias atividades para o consumo da família e para comercialização como: hortaliças, frutíferas, produção de leite, tilápias e galinhas caipiras. A família sempre optou pela produção de alimentos para o consumo familiar de forma a garantir as vitaminas, fibras e proteínas básicas para manter a nutrição e a saúde da família. A criação de galinhas caipiras é uma tradição familiar que passa de pai para filhos e que garante parte da alimentação com produtos como carne e ovos. A renda vem pela comercialização de frangos e de ovos comercializados de forma direta ao consumidor. E na produção agroecológica do quintal produtivos as galinhas contribuem para com o controle biológico bem como para com o aumento da fertilidade do sistema pois na busca de insetos para se alimentarem revolvem a matéria orgânica como folhas e palhadas dessa forma contribuem para acelerar o processo de decomposição o esterco é coletado e depois de passar por período de compostagem é utilizado no cultivo de hortaliças e frutas. Outro fator importante é a utilização de algumas plantas existentes no quintal produtivo para o controle de doenças nas aves. As galinhas são componentes relevantes para a melhoria da renda familiar e colaboram significativamente para a economia familiar de forma direta na alimentação e na forma indireta na melhoria da fertilidade do solo do quintal produtivo.

Biografia do Autor

Rosimari Pedrosa, ² Núcleo de Produtores Orgânicos Organovale, Ivinhema, MS

Rosimari é agricultora participante da Rede de Agroecologia APOMS. Funcionária Pública Municipal trabalha na Assistência social como Educadora Social.

Rosemeire Pedrosa, Chácara 4R- Ivinhema-MS

Rosemeire é Mulher agricultora. Técnica em Contabilidade é responsável pela administração e gestão dos negócios na chácara 4R.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

AGROECOL - Produção Animal Agroecológica