Agroflorestar: Uma experiência com a Agricultura Sintrópica

Autores

  • Haideline Mertens Kuff Escola Estadual Antonio Nogueira da Fonseca
  • Thomas Magno Romeu Almeida Escola Estadual Antonio Nogueira da Fonseca
  • Patrícia Machado Pereira Araujo Escola Estadual Antonio Nogueira da Fonseca
  • Yara de Lorudes Prado Escola Estadual Antonio Nogueira da Fonseca

Palavras-chave:

sistemas agrícolas sustentáveis, sustentabilidade, biodiversidade, práticas agrícolas, segurança alimentar

Resumo

Pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a população mundial pode atingir 9,8 bilhões até 2050, o que requer um aumento significativo na produção de alimentos. Nesse cenário, a resiliência do sistema alimentar é essencial, e os sistemas agroflorestais (SAFs) se destacam por promover a biodiversidade e a coexistência de diferentes espécies. Esses sistemas são fundamentais para garantir a segurança alimentar, melhorar a vida nas áreas rurais, e se tornam uma alternativa sustentável frente às mudanças climáticas. A agricultura sintrópica, que se baseia na sucessão ecológica, tem ganhado destaque por sua capacidade de replicar processos naturais, resultando em um manejo dinâmico e sustentável dos agroecossistemas. O projeto “AGROFLORESTAR” foi criado para unir a formação de estudantes com a disseminação de conhecimentos sobre agricultura sintrópica e agroecologia promovendo um aprendizado ativo, envolvendo os alunos em um processo prático e teórico sobre sistemas agrícolas sustentáveis, integrando conceitos de empreendedorismo rural, sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental, com a oportunidade de aprender sobre biodiversidade, manejo sustentável e produção de alimentos. A implementação de um Sistema Agroflorestal na Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca – Extensão Jamic, em Terenos, Mato Grosso do Sul, permitirá que os alunos vivenciem a complexidade e os desafios desses sistemas de produção. A experiência prática é crucial para a formação de futuros profissionais capacitados a disseminar conhecimentos sobre práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, o projeto busca promover a segurança alimentar, o desenvolvimento do protagonismo dos alunos e a colaboração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), transformando a escola e a comunidade em laboratórios vivos de aprendizado e inovação social.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

AGROECOL - Educação do Campo