As Universidades e o Aprimoramento da Agroecologia: Reflexões sobre a Fome e a Invisibilização dos Saberes Tradicionais

Autores

Palavras-chave:

resiliência ecológica, justiça social, sustentabilidade

Resumo

Este artigo discute a importância da integração entre saberes tradicionais e o conhecimento científico no contexto das universidades, com foco no desenvolvimento da agroecologia e suas implicações sociais. A pesquisa analisa como os saberes ancestrais podem contribuir para a construção de sistemas produtivos mais sustentáveis e resilientes e, reflete sobre os desafios enfrentados pela institucionalização desses saberes nas universidades, que muitas vezes invisibilizam ou subestimam o conhecimento popular em prol de uma visão tecnicista. Também discute o aspecto da fome ao longo de alguns períodos na história e a necessidade de espaços autônomos de produção de alimentos. O artigo destaca que, para alcançar uma agroecologia inclusiva e eficaz, é essencial um diálogo equitativo entre o conhecimento científico e as práticas tradicionais, considerando as interações culturais e ambientais.

Biografia do Autor

Elton Paulo Dobrovoliski, Instituto Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Docente no Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã. 

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

AGROECOL - Construção de Conhecimentos Agroecológicos