Ara Poty: Relato de Experiência da Implementação de Horta Pedagógica em uma Comunidade Indígena de Dourados, MS

Autores

  • Jane Corrêa Alves Mendonça UFGD
  • Muhamaad Candia Yasin MINOZZO UFGD
  • Laynara Santos de Matos UFGD
  • Isabela Soster PONT UFGD
  • Bruno LUTTI

Palavras-chave:

educação ambiental, agroecologia, sustentabilidade, empreendedorismo, práticas sustentáveis

Resumo

O Projeto Ara Poty promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, buscando fortalecer a relação entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Aldeia Indígena Bororó, em Mato Grosso do Sul. O principal objetivo é oferecer uma educação de qualidade e equitativa, com foco na formação ambiental e no estímulo ao empreendedorismo indígena, abordando também demandas como saneamento básico e gestão de resíduos. As atividades incluem a implantação e manutenção de uma horta comunitária, a implementação de composteiras e a realização de oficinas educativas com materiais didáticos personalizados. Essas ações visam fomentar práticas agroecológicas e ampliar a conscientização sobre a sustentabilidade ambiental, capacitando a comunidade para adotar soluções inovadoras e autossustentáveis. Os resultados incluem a adesão da comunidade às práticas sustentáveis, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a criação de um ambiente colaborativo que valoriza tanto o saber acadêmico quanto os conhecimentos tradicionais. Apesar de desafios, como condições climáticas adversas e recursos limitados, o projeto demonstrou grande impacto social e ambiental. Conclui-se que iniciativas como essa são essenciais para promover o desenvolvimento sustentável, a autonomia comunitária e a preservação cultural, fortalecendo os vínculos entre universidade e sociedade.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

AGROECOL - Construção de Conhecimentos Agroecológicos