O perfil dos(as) professores(as) de Extensão Rural no estado do Pará e a presença/ausência da Agroecologia

Autores

  • Noan Thales Pimentel de Alencar Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia - PDTSA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Laila Mayara Drebes Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia - PDTSA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Palavras-chave:

Agroecologia, docência, Extensão Rural, PNATER

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos docentes de Extensão Rural das instituições de ensino públicas federais do estado do Pará, ponderando sobre a presença/ausência da Agroecologia em seus percursos formativos e em sua atuação como docentes em tais instituições de ensino. Os dados são oriundos da aplicação de questionários com 8 docentes de Extensão Rural, analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Percebe-se que, de maneira direta, a Agroecologia se faz pouco presente nos percursos formativos e na atuação docente. Contudo, não é possível afirmar a ausência da Agroecologia na análise do perfil dos docentes de Extensão Rural, até porque foram identificadas temáticas relevantes e afins à Agroecologia, embora esta não tenha sido diretamente citada.

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Publicado

2025-10-06