Cursos de capacitação – uma experiência do NEAUFSM em ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Metodologias Participativas, Agroecologia, MESMIS, Pedagogia da Autonomia, Conhecimento AgroecológicoResumo
Esse trabalho analisa a contribuição de dois cursos de capacitação, desenvolvidos e ministrados
pelo NEA-UFSM na construção do conhecimento Agroecológico. Os cursos foram ofertados
para agentes de extensão rural e acadêmicos, promovendo o debate das Metodologias
Participativas e suas possibilidades nos agroecossistemas em transição agroecológica. Também
foi considerada a abordagem dialógica para os cursos, um deles com enfoque em uma
Metodologia específica (MESMIS), ministrado a partir das ferramentas digitais, e o segundo,
abordando diversas Metodologias, ministrado em um auditório em caráter presencial. Admitimos,
então, que as Metodologias participativas são imprescindíveis para a pesquisa em Agroecologia,
ainda mais, se considerarmos o viés da perspectiva sustentável.