Aspectos norteadores convergentes na construção do conhecimento agroecológico de mulheres do Assentamento Santa Rita e de alunos das disciplinas de Permacultura e Sistemas Agroflorestais da UFG Jataí-GO entre 2011 e 2017
Palavras-chave:
Beleza, Apicultura, Sistemas Agroflorestais Sucessionais Sintrópicos, Educação Ambiental, Agricultura SintrópicaResumo
O estudo das atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas às disciplinas de Permacultura
e Sistemas Agroflorestais na Universidade Federal de Goias-Jataí, teve como objetivo
identificar e entender as dinâmicas que resultaram na transição agroecológica, por meio de
questionários diretos e Pesquisa Ação Participativa no Assentamento Santa Rita e na área do
CIAGRO (Centro Integrado de Agroecologia) da UFG-Jataí. A Metodologia escolhida implicou
na construção coletiva do conhecimento entre universitários e assentados, mas demonstrou
resultados diferentes entre os dois grupos. Entre os assentados, as mulheres se interessaram
pelo tema da apicultura e se empoderaram a partir dele. Já a maioria dos alunos iniciaram
a transição agroecológica a partir do trabalho com Sistemas Agroflorestais Sintrópicos (SAF-
sintrópicos). Alguns destes se tornaram produtores e professores de SAF-sintrópicos. Os
dados mostram as questões estéticas como ponto de convergência entre os dois grupos.